Vestra Café

Artigos escritos especialmente para especialistas e apaixonados por café especiais!

Café – Prazo de Validade x Prazo de Qualidade

Por Anderson Gonçalves

Muito se fala em prazos de validade de um café. Quando um café vence? Quando um café se torna impróprio para consumo.

Na verdade, essas questões do café são mais complexas, sendo fruto de discussões entre diversos profissionais do ramo.

Para tentar melhor elucidar esses questionamentos, vamos considerar dois prazos: O de validade e o de qualidade. Além disso, vamos separar em três categorias: Cafés verdes, cafés torrados em grãos e cafés torrados e moídos.

Café verde

O café é um fruto de sazonalidade bienal, ou seja, mesmo que a produção seja anual, o alto rendimento do fruto se dá de dois em dois anos. Depois de colhido e processado, o café cru, mais conhecido como café verde, tem o prazo de validade de cerca de dois anos, desde que armazenado de forma correta, em embalagens próprias e ao abrigo da luz e calor. Porém, mesmo com todos os cuidados, esse café começa a perder as suas características com o passar do tempo. Portanto, considera-se o prazo de qualidade de 12 meses, ou seja, até a próxima safra.Cafés verdes muito velhos tendem a ter um sabor semelhante a papelão.

Café torrado em grãos

Após ser torrado, o processo de oxidação do café é iniciado. Essa oxidação, causada obviamente pelo contato com o oxigênio, pode ser amenizada com alguns cuidados referentes a armazenamento. Um dos fatores que ajudam na conservação é a utilização das próprias embalagens, não transparentes e muitas vezes equipadas com uma válvula de ar.Essa válvula, além de não permitir a entrada de oxigênio na embalagem, permite que gases provenientes da torra sejam expelidos, mantendo seu café com um frescor maior, por até 60 dias.Após os 60 dias, ele não se torna impróprio para consumo, mas perde muito em suas características sensoriais.

Café torrado e moído

Consideramos esse o estado mais delicado de um café. Uma vez moído, a superfície de contato com o oxigênio é ampliada exponencialmente, reduzindo o tempo de oxidação do café.Experiências comprovam que a partir de 7 dias de moído, o café começa a perder seu sensorial, principalmente os cafés mais exóticos (normalmente frutados e florais).O aroma é a característica que mais sofre nessa condição, o que pode tornar um café pouco interessante no sentido do olfato.Além disso, as notas do sabor vão perdendo sua intensidade,ficando cada vez mais difícil percebe-las.

Que cuidados então devo ter ao comprar e armazenar meus cafés?

  1. Observe o ano de colheita do café (safra)
  2. Questione a data de torra do café. Lembrando que o ideal é o café descansar de 4 a 8 dias, depois de torrado.
  3. Tente adquirir os cafés em grãos e moer somente o necessário, na hora do preparo. Existem vários tipos de moedores, com custo acessível (moedores de lâminas).Mesmo não sendo o mais indicado, moer o café em moedores de laminas na hora do preparo é melhor do que ter um café moído a semanas. Você vai perceber a diferença principalmente no aroma, que vai invadir a sua casa na hora do preparo.

Leia outros posts

O Coador de Pano

Queridinho de muita gente, o coador de pano esta presente na …

Ferva a água

No mundo do café especial, existem os chamados mitos, que por …

4 comentários em “Café – Prazo de Validade x Prazo de Qualidade”

Deixe um comentário

Rolar para cima