Vestra Café

Artigos escritos especialmente para especialistas e apaixonados por café especiais!

Notas Sensoriais – Como senti-las

Por Anderson Gonçalves

Sensorial – Como sentir as notas do café

Quando você adquire um café especial, provavelmente você se guia pelas notas sensoriais descritas na embalagem. Chocolate, castanha, laranja, florais, dentre outras.Essas características são definidas principalmente pelo “terroir”, que são as características naturais das regiões produtoras,mas que podem ser mantidas, potencializadas ou mesmo extintas através da escolha do processamento e principalmente do perfil de torra.

Alguns cafés apresentam notas muito características, de percepção fácil pelo nosso olfato e paladar. Já outros, possuem notas mais suaves, sendo necessária uma maior atenção e sensibilidade na hora de se tomar.

Mas existem algumas técnica que auxiliam nessas percepções. Aqui vão algumas dicas:

– Sinta o aroma: Abra a embalagem e sinta o cheirinho de seu café. O olfato é o melhor companheiro do paladar, nos ajudando a identificar sabores

– Se tiver um moedor em casa, moa seu café antes do preparo. Isso ajuda em muito a percepção dos sensoriais. A moagem correta também tem influencia no resultado. Se moer fino demais, o café tende a ficar mais amargo, sobressaindo-se as notas.

– Use água de qualidade, filtrada ou mineral. A qualidade da água faz toda diferença na percepção dos sabores do café. Águas sem filtragem apresentam alta concentração de cloro, o que com certeza vai interferir no sensorial, negativamente. Outra água que também vai apresentar uma interferência negativa, é a do filtro de barro. O sabor residual do barro na água a torna pesada, mascarando os sabores mais suaves do café.

– Proporção: Talvez ao lado da qualidade da água, seja o parâmetro mais importante para a percepção das notas do café. Utilize uma maior diluição no preparo da bebida. Isso deixara as notas mais evidentes no paladar. Uma dica é utilizar proporções de 6 a 7 gramas de pó para cada 100ml de água.Caso não tenha uma balança, utilize cerca de duas colheres de pó de café para 300 ml de água.

Dica de ouro: Utiliza como guia a roda dos sabores, sempre do centro para as extremidades.

Ah, e muito importante.Você deve construir uma biblioteca sensorial em seu paladar.Como poderá sentir uma nota de chá de rosas se nunca tomou um?A dica é, dê-se a oportunidade de experimentar coisas novas, sinta o cheiro de tudo antes de comer.

Gostou. Conte pra gente qual sensorial mais te agrada.

Leia outros posts

O Coador de Pano

Queridinho de muita gente, o coador de pano esta presente na …

Ferva a água

No mundo do café especial, existem os chamados mitos, que por …

Deixe um comentário

Rolar para cima