Vestra Café

Artigos escritos especialmente para especialistas e apaixonados por café especiais!

Você sabia que a borra de café pode ser reaproveitada?

Em alguns países árabes por exemplo, existem especialistas na leitura do futuro através da borra de café. Essa técnica é conhecida como cafeomancia.

Mas além de prever o futuro, as borras de cafés tem outras utilidades, como por exemplo, transformar-se em um adubo para as plantas.

Após preparar seu café, alguns componentes não solúveis em água permanecem presentes na borra como ácidos graxos, lipídeos, triglicerídeos. Esses componentes são ricos em nitrogênio, que auxilia principalmente no crescimento das plantas.

Mas é preciso ter cuidado ao utilizar a borra, pois o excesso de nitrogênio pode resultar em anomalias, como o surgimento de folhas escuras, crescimento excessivo, menor quantidade de flores e susceptibilidade a doenças.

Como então devo utilizar a borra de café como adubo?

Uma dica é a utilização de composteira doméstica, onde a borra do café, além dos filtros e outros orgânicos, vão gerar um adubo sólido denominado húmus, que poderá ser misturado à terra para o plantio. Pode-se adicionar minhocas á composteira, acelerando o processo de biocompostagem.  Outra grande vantagem desse método  é a extração  do biochorume, que deve ser diluído em água na proporção de 1 x 10 para ser utilizado como adubo foliar ou de solo.

Mas não tenho uma composteira doméstica.Ainda sim posso utilizar a borra como adubo?

A resposta é sim. Neste caso, faça uma mistura de 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife uma vez por semana em suas plantas.

Cobertura morta

Uma terceira opção constitui em espalhar a borra de café em pequenas quantidades na superfície da terra. A mesma vai se decompondo e liberando nutrientes, além de aumentar a quantidade de orgânicos no solo.

Além disso, está comprovada a ação repelente da borra de café, que quando utilizada como cobertura morta, evita a presença de insetos prejudiciais as plantas .

E então, vamos repensar no modo como descartamos?

Leia outros posts

O Coador de Pano

Queridinho de muita gente, o coador de pano esta presente na …

Ferva a água

No mundo do café especial, existem os chamados mitos, que por …

Deixe um comentário

Rolar para cima